A vulcanização em pneu consiste na aplicação de materiais borrachos para consertar um pneu danificado ou protegê-lo de possíveis avarias futuras. Geralmente, é usado para desenvolver pneus que sofreram algum dano, com a aplicação de produtos específicos que se assemelham às propriedades da borracha natural.
O que é a vulcanização em pneu?
A vulcanização é um processo técnico aplicado aos pneus que lhes conferem resistência aos impactos, proteção, estabilidade e economia. Utiliza-se na produção de pneus de borracha, mas também Promove a resistência ao rasgamento, ao alongamento, a abrasão, ao desgaste e a intempéries, como chuva, poeira, óleo, e outros agentes nocivos, facilitando também a reutilização dos mesmos.
Como funciona?
O processo de vulcanização consiste em submeter o pneu a altas temperaturas (em torno de 150 °C) com a presença de vapor. Durante esse processo, ocorre a vulcanização ou a vulcanização dos materiais borrachos à superfície do pneu. Ao final do processo, o pneu ficará mais resistente às intempéries, poeira e outros materiais prejudiciais.
Vantagens da vulcanização em pneu
- Reduz o desgaste das borrachas, aumentando a resistência e a durabilidade do pneu;
- Aumenta a resistência à abrasão;
- Proteção contra intempéries e poeira;
- Oferece resistência ao alongamento, rasgamento, a flexão e impactos;
- Reduz o risco de perfuração dos pneus devido a objetos pontiagudos;
- Reduz o número de troca de pneus e a necessidade de manutenção;
- Reduz o gasto com uso de combustível, pois o pneu ganha mais estabilidade e economia.
A vulcanização em pneu, oferece diversas vantagens para quem manterá seu carro sempre em bom estado. Sua aplicação é extremamente recomendada para quem deseja obter um pneu resistente e seguro. Para saber mais e realizar a cotação, acesse o Canoas Auto Center, a qual é uma oficina mecânica especializada em serviços automotivos.